URA é a abreviatura de Unidade de Resposta Audível.  Trate-se de um sistema utilizado por empresas (atendimento automático)  onde podem ser digitadas ou faladas opções no telefone para interagir com o sistema. Muito comum em serviços 0800 ou 4000.

URA

URA

A URA  CTI Dealer® atende ligações telefônicas, realiza consultas a um determinado sistema ou banco de dados e fornece respostas ao usuário por meio de voz ou fax. Quando liga para a URA Voz/Fax, o usuário é atendido por uma voz digitalizada (gravada em computador, ou em estúdio por locutor profissional ou ainda dinamicamente pelo uso de text to speech)  que “dita” um menu de opções. O usuário seleciona as opções e fornece os dados de identificação usando o teclado do telefone.

Principais aplicações da URA:

  • Informar a situação de saldos bancários ou de cartão de crédito;
  • Informar resultados de consultas de cheques;
  • Realizar consultas para aprovação de crédito;
  • Informar resultados de exames clínicos.
  • Quando disponível, transferir para um atendimento humano especifico.

Outras características:

  • Permite personalização para atender a uma aplicação específica do cliente;
  • Permite acesso via web;
  • Suporta atendimento de múltiplas ligações simultâneamente;
  • Suporta linhas analógicas (operadora ou PABX), digitais (operadora ou PABX) ou SIP trunk (operadora voip ou IP PBX).;
  • Pode ser integrada a outro sistema através da rede(comunicação TCP/IP).

TTS/ASR

A URA TTS/ASR CTI Dealer® tem as mesmas características e funcionalidades da URA e incorpora dois diferenciais:

  • Aceita comandos de voz do usuário (além dos comandos pelo teclado de telefone). Isso é possível graças à tecnologia ASR (Automatic Speech Recognition)*, que permite ao sistema reconhecer o som da voz do usuário e convertê-lo em dados pesquisáveis no sistema.
  • Fornece respostas audíveis “lendo” para o usuário os resultados da consulta. Isso é feito através da tecnologia TTS (Text-To-Speech)*, que transforma texto em voz.

A URA TTS/ASR é ideal para aplicações em que a gravação das respostas em estúdio seria inviável, dada a quantidade praticamente ilimitada de resultados possíveis para a consulta.

Exemplos de aplicação:

  • Ditar um endereço consultado pelo usuário a partir do número do CEP;
  • Ditar um nome consultado pelo usuário a partir do número do CPF.